150 ANOS DE SANTOS DUMONT

Santos Dumont é tema de homenagens em SP, RO e BA

Casas Legislativas de Guaratinguetá e Rondônia realizaram Sessões Solenes e Governador da Bahia recebe a imposição da Medalha Mérito Santos Dumont
Publicada em: 25/08/2023 09:00
Imprimir
Fonte: EEAR / PAMA-LS / BASV
Edição: Agência Força Aérea

Sessão Solene Câmara Municipal de Guaratinguetá - 150 Anos Santos Dumont

A Câmara Municipal de Guaratinguetá (SP) e a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) realizaram Sessões Solenes em homenagem aos 150 anos de Nascimento do Marechal do Ar Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. Já o Centro Administrativo da Bahia (CAB) foi palco da entrega da Medalha Mérito Santos Dumont ao Governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues Souza.

Guaratinguetá

A Câmara Municipal de Guaratinguetá (SP) realizou, no dia 16/08, uma Sessão Solene em homenagem aos 150 anos de Nascimento de Santos Dumont. O Comandante da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, participou da solenidade, que também contou com a presença do Prefeito da Estância Turística de Guaratinguetá, Marcus Augustin Soliva, do Procurador da Santa Casa de Misericórdia de Guaratinguetá, Doutor Ivan de Moura Notarangeli, entre outras autoridades civis e militares. 

Sessão Solene Câmara Municipal de Guaratinguetá - 150 Anos Santos DumontDurante a cerimônia, a Banda de Música da EEAR executou o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, o Brigadeiro do Ar Mioni ministrou uma palestra ao público presente com o tema “O Pai da Aviação”, ocasião em que abordou informações sobre a vida e a obra de Santos Dumont.

“A genialidade do Pai da Aviação foi fundamental para termos hoje uma Força Aérea com capacidade operacional e dissuasória. O voo do 14-Bis foi um marco para a aviação mundial. Graças aos seus feitos, podemos contar hoje com aeronaves do porte do KC-390 Millennium e do F-39 Gripen, para que a missão da FAB em garantir a soberania do espaço aéreo brasileiro seja cumprida”, destacou o Comandante.

Porto Velho

Ainda como parte das comemorações aos 150 anos de Santos Dumont, a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) realizou uma sessão solene em homenagem ao Pai da Aviação com entrega de menção honrosa a militares da Força Aérea Brasileira (FAB), que se destacaram no exercício da função militar em prol da sociedade rondoniense.

Na ocasião, foram condecorados seis militares, com destaque para o Suboficial especialista em Equipamento de Voo Eduardo Cardozo de Oliveira, do efetivo do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS), que foi reconhecido por sua interação com os órgãos públicos e instituições privadas, quando esteve no exercício da função de Graduado-Master da Guarnição Aérea de Porto Velho (GUARNAE-PV).

O Comandante da Base Aérea de Porto Velho (BAPV), Coronel Aviador Marcos de Oliveira Macedo, ressaltou o papel histórico mundial que Santos Dumont teve na aviação. “Tenho muita sorte por ser Comandante de uma Base Aérea nos 150 anos de Santos Dumont e por ter, ao meu lado, profissionais de alto gabarito. Alberto Santos Dumont é um brasileiro que dispensa comentários. Quando alguém me pergunta se algo é difícil, sempre respondo: difícil é um negócio de 12, 20 ou 150 toneladas voar. Isso é difícil. Qualquer outra coisa, vamos pelo menos tentar fazer. E foi o que esse grande brasileiro fez”, finalizou o Oficial-Superior.

Salvador

Entrega da MSD ao Governador da BahiaO Comandante da Base Aérea de Salvador (BASV), Coronel Aviador Vinicius Guimarães Nogueira entregou, no dia 23/08, a Medalha Mérito Santos Dumont ao Governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues Souza, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A cerimônia de imposição da Medalha contou com a presença de Comandantes das estruturas administrativas e operacionais da BASV, além do Chefe da Casa Militar do Governador, Coronel da Polícia Militar Anailton Maurício Costa e do Subsecretário de Segurança Pública, Delegado da Polícia Federal, Marcel Ahringsmann de Oliveira.

“O Governador demonstra extremo respeito pela Força Aérea Brasileira, aqui representada pela Base Aérea de Salvador, bem como não mede esforços para apoiar sempre que solicitado. Essa atitude positiva merece destaque e deferência. A comenda ora imposta é a materialização desse respeito mútuo que, com certeza, gera frutos para toda a sociedade baiana”, disse o Comandante.

No dia 24/08 a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realizou, uma Sessão Especial em homenagem aos 150 anos de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. O ato foi conduzido pelo Presidente da ALBA, Deputado Estadual Adolfo Menezes, e foi proposta por meio de requerimento de autoria do Deputado Estadual José de Arimateia.

Em suas palavras o Comandante da BASV, falou sobre a inspiração do espírito engenhoso de Santos Dumont. “Homenagear este brasileiro que, sem dúvidas, foi um dos maiores da nossa história é motivo de júbilo e orgulho. As celebrações conduzidas pela Força Aérea Brasileira para enaltecer os feitos de Santos Dumont são importantes ações para que, principalmente a juventude, relembre esses feitos e se inspire. Para a BASV, é uma satisfação realizar uma cerimônia tão bonita em parceria com a Assembleia Legislativa da Bahia”, ressaltou.

A Sessão Especial contou ainda com a exibição do vídeo oficial da FAB em homenagem aos 150 anos de Santos Dumont, que foi efusivamente aplaudido por todos, e foi encerrada com o canto do Hino dos Aviadores, momento muito especial e que emocionou a todos os presentes.

Ainda em Salvador e em homenagem ao Sesquicentenário de Alberto Santos Dumont, no dia 30/08, a Câmara Municipal realizou Sessão Especial. O ato foi proposto pelo Vereador licenciado Henrique Carballal, Diretor-presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral. Na mesma ocasião, o Comandante da Base Aérea de Salvador (BASV), Coronel Aviador Vinicius Guimarães Nogueira, foi agraciado com as mais relevantes comendas da Câmara, o Título de Cidadão da Cidade do São Salvador e a medalha Thomé de Souza, ambas propostas pelo Vereador Carlos Muniz, Presidente da Câmara.

Fotos: Tenente Willian / Sargento C. Falcão / Soldado Barroso / Soldado Adriano